segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Império dos Sonhos / Inland Empire






Fim de 2007, cinema, noite, poucas pessoas na sala. O filme começou. Todos quietos. O filme foi ficando denso, pesado, atormentador. De repente ouve-se do fundo da sala "ROOOOONC!", um mega ronco! As pessoas da sala, aparentemente sem exceção, riram muito deste ronco e ninguém fez nada a respeito. E os roncos continuaram. De repente alguma outra pessoa grita "Mas gente, é um urso no cinema!" Todos gargalhamos. E continua, até que uma moça anuncia que vai chamar o lanterninha.
¨
Todos concordamos.
¨
Era tamanha tensão, tanta angústia, que aquele momento foi absolutamente crucial. Os risos não tinham nada que ver com o sujeito adormecido, mas com o nosso próprio nervoso.

Depois de umas duas horas e meia de filme minha amiga resolve ver as horas no celular. Sabe-se como, ao invés de fazer isso, ela tirou uma foto com o celular, daquelas que fazem barulhinho de máquina manual. Eu ri tanto que caí no corredor.

Em primeiro lugar, esclareço que não colocarei uma sinopse do filme porque isso não faria o menor sentido. Nem a sinopse, nem querer entender o filme com uma história com começo-meio-fim, ou mesmo pé-cabeça. Pelo menos em minha humilde opinião.

O "tema" se podemos assim dizer, é uma mulher (Laura Dern) que passa a ser atormentada por uma espécie de pesadelo - o quão real ele é enquanto você está dentro dele - que vai pra outro, pra outro, pra outro... Isso ilustrado por cenas incríveis, cores fantásticas, uma sequência de acontecimentos que te deixam absolutamente absorto e atormentado. São três horas de filme.

Em inglês ele chama "Inland Empire". "Inland" quer dizer fora da costa, do continente, interior, enfim... Então fica uma lembrança mais sutil do sonho.

E eu acho que um filme com uma proposta de sonho, de sair do que conseguimos apreender e ter essa reação no público é um sucesso absoluto (ao menos enquanto proposta). Com calma, percebi a força que David Lynch conseguiu colocar neste mundo de fantasia. E claro, atores absurdos. Ficha técnica tem aqui, e trailer, aqui. Estes, eu recomendo muito. O filme, só estando convicto da empreitada.


Nenhum comentário: