quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Figurinos do Planeta Terra Festival


A mim, mais do que o bafón dos bastidores, me interessava a parte técnica de como a coisa toda funciona, ainda mais nestes curtas com um quê de superprodução (Terra + DM9 + O2 Filmes), e uma coisa que eu gosto muito é de figurino, então é dele que vou falar primeiro.
Meu preparo jornalístico e bom uso da tecnologia beira o negativo, logo, saí feliz com a minha pequena caderneta anotar o que eu vi de legal (implicando portanto que fotos, vídeos e mesmo gravações de áudio eu vou estar ficando devendo).

Eu tive a sorte de encontrar uma assistente de figurino mega simpática chamada Tatiana, que me deu informações a beça. A premissa que eles tinham pra montar o figurino era uma coisa tipo balada de rock alternativo, mas com elementos surreais a la David Lynch. O mural de referência deles tinha umas coisas assim ó:


Eu não sei por imagem maior... Que cocô! Jajá posto um adendo com as imagem decentes.

Agora olha a loucura: eram três dias de filmagem, sendo que no primeiro dia eram 80 figurantes, no segundo 115 e no terceiro 80 de novo. É roupa a dar com pau. Dos atores principais eles compraram as roupas, mas do resto eles dividiram entre compra, aluguel em brechó e roupas dadas por acessorias e lojas, o acervo da O2, além de pedir pros figurantes já virem com uma roupa que tivesse a ver, que se bobear usavam ela. Parecia um brechó fashion que dava vontade de experimentar e comprar tudo.


A idéia era fazer uma coisa que não fosse caricata, mas vendo de fora, tavam todos mega produzidos. Eu venho percebendo que no mundo do figurino as roupas sempre são um pouco mais do que seriam no mundo real. Acho que se fosse ultra-realista ia ser ultra-entediante. E nesse caso, como a referência David Lynch dá a dica, o realismo foi dar uma volta, é tudo meio fantástico – no sentido literal da palavra. Se for ser no sentido elogioso ao filme também, descobriremos em breve.

Num rápido comentário sobre o Império dos Sonhos, de onde saíram os stills acima, é um dos poucos filmes que eu posso dizer que não entendi nada, mas amei. E fica a promessa de um post especificamente sobre ele, porque merece. E sim, serei capaz de analisar um filme que já afirmei não ter entendido.

Em outro rápido comentário, alguém viu ET já?

Nenhum comentário: