domingo, 11 de outubro de 2009

2000 - o ano da virada (pt.1)

Os anos 2000, além de transição de década, século e milênio, foi da música também. Porque se o ano do pop já tinha ido, e o novo rock estava chegando, o que resta?
Neste ano, June of 44, Rage Against The Machine e Smashing Pumpkins terminaram. Já acho isso bem significativo do fim de uma era. Pelo outro lado, saca a listinha de bandas que começaram neste ano: Animal Collective, The Darkness, Karelia, The Fiery Furnaces, The Futureheads, Hot Chip, The Russian Futurists, The Von Bondies, Scissor Sisters, Yeah Yeah Yeahs... Tem uma ou duas aí pelo menos que concorrerão ao melhor disco do ano dos próximos posts, e com certeza todas vão aparecer por terem lançados excelentes trabalhos.

Mas o que aconteceu em 2000?

Eels, Death Cab for Cutie, Black Label Society, Elliot Smith, Distillers, Pearl Jam, Blonde Redhead, Dandy Warhols, Green Day, PJ Harvey, Godsmack, Outkast, Spice Girls, Offspring, Creed, Destiny’s Child, Richard Ashcroft, Placebo e Backstreet Boys lançaram trabalhos neste ano.

Também foram lançados o Stiff Upper Lip, do AC/DC e o Standing on the Shoulder of Giants, do Oasis, atestando que shows de estádio não morrem. Machina/The Machines of God foi a despedida em grande estilo do Smashing Pumpkins.

Dois discos bizarros que eu ouvi MUITO foram WYSIWYG do Chumbawamba, e todo mundo dançou Tubthumping. E ouvi bastante The New America, do Bad Religion, que aliás fez show naquele ano, mas eu não podia ir porque eu tinha uma festa de 15 anos.

Mas vamos falar de pop. O Hanson lançou This Time Around, que foi o fim deles pra minha geração; Bowling for Soup, que nunca mais apareceu teve o single chiclete, No Doubt ainda parecia legal, Matchbox 20 também.

Britney já lançou logo seu segundo CD (não é a toa que ficou biruta, coitada...), Eminem também (não é a toa que ficou biruta, coitado...). Mas até aí a Madonna lançou Music e ficou no seu nível de sanidade habitual. Coldplay! Com Parachutes, e Yellow, com Chris Martin novinho andando na praia. Nunca fui muito com a cara deles, mas marcou época também.

Mas agora ao ranking...
Um disco de covers, o que parece arriscado. Mas os covers são tão bem tocados que estão a par de igualdade ou melhores do que as músicas originais, e também no mesmo nível do repertório de músicas próprias da banda.
Em terceiro lugar... Renegades, do Rage Against the Machine.


Um disco de trilha sonora, o que parece arriscado. Mas a trilha sonora só com músicas originais e compostas por uma artista fabulosa, que neste caso também era a atriz principal do filme. É a trilha sonora de Dançando no Escuro, do Lars Von Trier (filme aliás, imperdível).
Em segundo lugar... Selmasongs, da Björk.


Pra mim, assim como o ano 2000 foi um ponto de virada para muito do que se estava fazendo, foi também para o que eles estavam fazendo. Eles deixaram de ser uma banda realmente boa, pra uma banda com um gênero só pra si, pra dizer o mínimo. E na verdade, mesmo com tudo o que eles fizeram nesta década, este CD ainda é o meu preferido deles.
Em primeiro lugar... Kid A, do Radiohead.



Na seqüência... Mais 2000. Coisas estupendas que eu só ouvi depois, mas que não posso deixar de falar.

3 comentários:

Doda Lobo disse...

Bom, primeiro eu gostaria de ressaltar a frequência com que os Backstreet Boys aparecem aqui no Putz! Parece que eles deselvolveram um "timing" muito bom para lançarem discos em anos importantes!

Eu adoro esse panorama que a Mina nos proporciona, ainda mais para mim, que sou uma lástima com datas e Tempos. E, prestem atenção, que a Mina deu a maior dica nessa lista inicial do post. Uma banda realmente genial, e querida aqui no Putz, surge de alguma dessas. Gostei!

Em relação ao Hanson, gostaria de explicar o motivo do desaparecimento dos meninos na mídia. Eles estavam na mesma gravadora que os Backstreet Boys (que incrível! eles de novo) e tiveram problemas pois não queriam mudar o estilo musical e então, caíram fora. Muito sabiamente, abriram sua própria gravadora, a "3CG". Já lançaram mais dois discos e estão mais firmes do que nunca.

Concordo plenamente com "Kid A"!!!Boa pedida!!! Mas, Bjork, nunca.
Prefiro "Dancing in the dark" do Bruce Springsteen.

Quero mais Panorama Musical!!!

pedro vada disse...

cara... acho um absurdo esses nomes aparecerem aqui nesse blog de pessoas de bom gosto! HANSON? BACKSTREET BOYS? BRITNEY? VC GOSTAVA NE? QTA MELHORA!!!!
HAHAHAHA

PO E A VOLTA DO BRUCE DICKINSON PRO IRON MAIDEN, NAQUELA TURNE QUE VEIO PRO BRASIL NO ROCK IN RIO, BRAVE NEW WORLD CERTO?

POP? ACHO QUE VC VAI FALAR NO PROXIMO. MADONNA DO SUPER HIT MUSIC E O ALL THAT YOU CAN´T LEAVE BEHIND DO U2!(ESSES LOGICO QUE FOI O GOOGLE QUE ME DISSE! NAO LEMBRAVA)

Fernando Spuri disse...

"...mas eu não podia ir porque eu tinha uma festa de 15 anos."

Isso resume o grande paradoxo que foi o ano 2000.