terça-feira, 25 de novembro de 2008

Hong Kong e as Rolantes


A Doda me vem com a seguinte frase “Aguardo ansiosamente uma matéria sobre escadas rolantes. São fascinantes!” acompanhado de um arquivo com os desenhos técnicos das rolantes (tô só jogando a gíria no ar, pra ver se pega). E eu digo “mas é claro!” e me pergunto como diabos vou fazer isso.

Mas daí eu lembrei um assunto que eu tinha vontade de falar e que havia me escapado da memória: as incríveis e de fato fascinantes escadas rolantes de Hong Kong.

Sem dúvida é uma das cidades mais impressionantes que eu já fui. E é preciso falar algumas palavrinhas sobre ela pra entender as rolantes (hahaha, eu me divirto toda vez).

A média de andares dos prédios lá é de uns 40 andares, porque é uma micro ilhota com uma densidade demográfica absurda (6200hab/m²!!) e uma topografia igualmente absurda, o que faz com que todas as ruas sejam inclinadas e tortuosas. Imagine assim: coloque alguns dos maiores arranha céus do mundo em Ilhabela e a transforme num dos maiores centros financeiros do mundo. É lá o metro quadrado mais caro do mundo.


Junte isso ao poder aquisitivo que vem junto, às maiores e mais chiques lojas do mundo, uma cultura super elaborada entre ser China, não ser, ter sido inglesa até meia hora atrás e dá pra ter uma idéia.



Nessa foto, tirada do Victoria Peak, que é a parte mais alta da cidade, dá pra ter uma idéia. Eu contei os andares do prédio mais baixinho na foto: cinqüenta! Daí dá pra ver os prédios da orla, que incluem o Bank of China (I. M. Pei, 1989) à direita na foto, o IFC (Rocco Design Ltd., 2003) no centro e o HSBC (Sir Norman Foster and Partners, 1985) não dá pra ver porque ele é “pequeno”.
Do outro lado já é outra cidade. Tudo conurbado, obviamente.







Bank of China / HSBC / IFC

Mas para chegar ao que interessa: com isso tudo, não haveria como trânsito não ser caótico. Por causa disso, o governo fez uma gigantesca escada rolante pública que sobe do centro financeiro pra área residencial, aliado a uma escada mecânica para a descida, ambas cobertas.


Essa imagem não diz muito porque é difícil tirar foto dela. Aliás nessa em específico tá rampa rolante. Gosto muito da cara das pessoas fingindo que não tem foto.

É muito bacana. O jeito que ela está implantada é esquisito, porque criou uns fundos nos lotes que ela cortou pra esse lugar público e de passagem, mas de qualquer maneira, passam 45.000 pessoas por dia por ela, que super respeitam o espaço e deixam seus carros em casa por causa dela.

Com esse mapa que eu tirei daqui
dá pra entender melhor.



Não dá pra dizer que não é fascinante. E viva as rolantes!!

Nota para um futuro post: o show de luzes de Hong Kong.

Todas as imagens (menos a creditada) são do wikicommons.

4 comentários:

Fernando Spuri disse...

eu que queria implantar isso na paulista inteira, sempre fui tachado de lunático, de delinquente ou engenheiro muleque.

Chupa que é de uva! Belo post, só não sei se irei falar rolantes, mesmo porque não costumo falar muito sobre escadas.

Anônimo disse...

Uau! Essa matéria sobre as rolantes (já pegou a gíria) ficou sensacional! Quando eu lancei a idéia pra Mina, na verdade, eu tinha lançado um desafio. Ela conseguiu falar sobre as rolantes num contexto ótimo e atual!
O tamanho das rolantes (pra enfatizar) na China é supreendente! Rolantes como transporte público.

Parabéns Mi! Ficou ótimo!

cafeiina disse...

eu gosto de rolantes.
escadas e esteiras.

leila disse...

lembrei do seu post na hora quando vi esse vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=0DiAjL72FVE

vale a pena ver, bom demais!