quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Festival Les InRocks et Vive la France

Estava eu traduzindo um artigo do Le Monde pra exercitar meu francês enferrujado, quando vi que o resultado, além de engraçado, é interessante também. Alors, voilá:



Franz Ferdinand, atração principal

do festival Les Inrocks


Foto tirada pela Doda no Motomix SP 2006

De Toulouse a Lille, passando por Paris, o 21° Festival Les Inrocks começa quarta, 12 de novembro [ontem], e a banda principal que aparece é o grupo escocês Franz Ferdinand, com um show especial dois meses antes do lançamento de seu novo álbum. O quarteto escocês é um habitué do festival: desde que eles eram totalmente desconhecidos, eles foram escalados pra tocar na pequena sala de La Boule em 2003, depois vieram como estrelas internacionais no Zenith, no ano seguinte, depois do lançamento de seu primeiro álbum. “É uma bela historia de fidelidade. Eu tinha me encontrado com seu manager na primavera e ele propôs que eles tocassem novamente este ano. Nós recebemos a confirmação no dia seguinte, antes mesmo de falar de dinheiro ou implicar a casa de discos [é a gravadora, mas assim é mais engraçado]” se orgulha Jean-Daniel Beauvallet, diretor adjunto da redação do Inrockuptibles, a revista que originou o festival.

A maior parte do festival será em Paris, com uma noitada cotidiana de 12 a 17 de novembro (um no Olympia, quatro em Cigale e um no Zenith), mas essas noitadas são igualmente previstas em Lille, Toulouse e Nantes. Como todo ano, o festival propõe uma programação eclética, com as maiores revelações do pop, rock, folk ou electro do ano. O grupo americano Fleet Foxes é sem dúvida o mais esperado, seu álbum White Winter Hymnal é saudado pela crítica mundial.

Entre outros artistas e grupos no programa desta 21° edição, estão MGMT, Get Well Soon, Foals, The Ting Tings, Cajun Dance Party, Friendly Fires, Hot Chip, Metronomy, Late of the Pier, o bluesman americano Seasick Steve, The Virgins, e Français Soko et GaBLé. Terá igualmente a prevença dos jovens americanos do The Black Kids.



Aqui está o site do Le Monde daonde eu tirei isso, e lá tem vídeozinho do Franz, Fleet Foxes e Black Kids.

3 comentários:

Fernando Spuri disse...

Pô, fantastique!
Vou atrás desse Fleet Foxes, os saudados pelo críticas mundial.

E, a partir de hoje, só comprei álbuns de Casas de Disco.

Anônimo disse...

Uau!É sempre bom ler algo a respeito do Franz e saber que em dois meses teremos um cd lindo com músicas novas! ó, que qdo lançar, vc pode fazer a crítica do cd!
wohooo!!

ótemo blog Mina!

Anônimo disse...

a pessoa aí de cima, com o nome gigantesco, sou eu, Doda.

Agora tentando um nome melhor!

Mas enfim, esse bloquinho é super bom e informativo.
Aguardo ansiosamente uma mate'ria sobre escadas rolantes. São fascinantes!