terça-feira, 9 de dezembro de 2008

300% Spanish Design


Faz tempo que fui ver essa exposição no SESC Paulista e nem sabia que ainda estava em cartaz, mas tive a boa surpresa de que sim! Porque vale muito a pena a visita.
São 100 cadeiras, 100 luminárias e 100 pôsteres produzidos na Espanha nos séculos XX e XXI (talvez tenha um restinho de XIX, já não lembro...).
Daí tem essas coisas mega pop como cadeira desenhada pelo Dalí, mas não é das mais legais.
Os nomes mais clássicos pra prestar atenção nas cadeiras e luminárias são o Jorge Pensi e o Javier Mariscal. E tem outros fantásticos como Miguel Milá, Estudio Enpieza... E mais um monte que não precisa ficar listando porque é mais legal ir lá e ver. Guarde só mais esse: Hector Serrano. Se alguém se empolgar, eu passo a lista com todos os nomes que eu destaquei depois.
É sempre bom ver que a maioria dos designers tanto de luminárias como cadeiras são também arquitetos. Bom porque eu acho essencial se pensar um espaço considerando que ele será ocupado por pessoas, que vão andar, sentar, conversar, ir no banheiro... Enfim, vivê-lo. E a qualidade de como se ocupa o espaço determina uma intenção na maneira em que ele será vivido, o que acaba melhorando o projeto do próprio espaço. Sim, sou contra o conceito de partidão. Mas isso é outra história.
Agora, dos cartazes é meio estranho, porque são na grande maioria da coleção de um cara que colecionava cartaz de feiras, então tem coisa do meio da Guerra Civil Espanhola que é cartaz de feira de produtos agrícolas, e com teor político (ao menos explícito), nada. O único nome que eu destaquei foi o Peret.

Para ilustrar, uma reportagem animal do Metropolis sobre a exposição, na própria:

(graças a Leila e seus fartos conhecimentos sobre html)

Relembrando: Sesc Paulista, até 11 de janeiro.

2 comentários:

Fernando Spuri disse...

Talvez o finde seja regado à artes. Na verdade só quero ver a cadeira feita de bonequinhos.

Tá, mentira, mas que é muito legal, é.

Mesmo sabendo das feiras agrícolas, a parte dos posteres (plural?) devem ser bem legais.

leila disse...

nada que o vício em informática desde os 13 anos não resolvesse.