quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Festival Planeta Terra 2009 - O relato pessoal e o espírito contagiante e a água

Passados exatos 11 dias do Festival Planeta Terra 2009 e a euforia envolvida, faço esse post com tranquilidade, acuidade e sem rimas.

A preparação para o grande evento foi combinada pelo telefone; Mina e eu decidimos o figurino confortável e chegamos ao consenso de como seria desagradável se chovesse e molhasse nossos calçados. O figurino foi simples e muito eficiente: bermudas, regata, meia, all-star + acessórios: óculos escuros, documentos, ingresso, celular, boné e capa-de-chuva (e a Mina ainda tinha um lenço bonito). Mas, onde guardamos tudo isso? Na pochete, claro.

Assim sendo, Mina e eu estávamos preparadas para o festival, com vontade de nos aventurarmos nos brinquedos do Playcenter; entusiasmadas para conhecer bandas novas e pouco nos importando em usar o boné no meio do povo hype. Estávamos imersas no Espírito do Festival!!!

estilo/hype

E o povo hype? Ah, o povo hype tava lá em peso, com coletinhos, botinhas, cabelinho penteado para parecer que estava penteado, calça jeans bem justinha, sem boné, sem pochete e...sem diversão. Eu sei que eles suavam tanto quanto eu; eu sei que eles gostariam muito de ter ido no brinquedo da água. A banda representante estava lá, Copacabana Club, mas nem vi o show. Hype, passou. Maximo Park, minha banda aposta, tocou no mesmo horário. Aposta certa!

Maximo Park

Macaco Bong, power-trio-dygno, ahazando no palco e o lugar ainda vazio...Será que o Espírito do Festival só estava com a Mina, Spuri, Gu, Zé e Tânia??? Macaco Bong

Fomos descobrir. Brinquedos, avante! Queríamos contagiar o Playcenter com este Espírito tão nobre. Primeira parada, segunda parada e terceira parada, foi o brinquedo da água (Waimea)! Diversão refrescante na primeira fileira do carrinho. Mina e eu, encharcadas, ainda queríamos mais água e então paramos na ponte e esperamos pela onda. Tchuáááááá!

Waimea

Agora, as pessoas já sorriam para gente, apesar da pochete, e muitas se direcionavam para o brinquedo da água.
Aí, sentamos no banco para torcer as meias! Sim, calçados molhados!
Montanha Russa, lá vamos nós! Gu e eu. Oi, Marginal Tietê! Oi, Playcenter! Oi, Marginal Tietê! Cabelos ao vento.

Montanha Russa

E, assim tão lindas, fomos tirar foto com o Paul Smith, vocalista do Maximo Park, que passeava pelo parque. Ele foi tão simpático que a foto ficou ótema! (um grande abraço pro meu pseudônimo!)

Com o Paul Smith

Agora sim, muito sol e colocamos o boné. A fila do carrinho de bate-bate estava curta, então, lá vamos nós! Escutei os primeiros acordes dos Móveis Coloniais de Acaju e a ansiedade veio me encontrar. Eu nem sei como descrever a emoção de brincar no carrinho bate-bate e muito menos, contar como foi inédito e pontual o choque final entre Mina e eu, ao tocar do sino que indica o término da farra. Ah, foi incrível!!!

Daí em diante, o dia seguiu feliz, os Móveis Coloniais tocaram com vivacidade e roubaram meu coração antes mesmo que eu pudesse o entregar pro Maximo Park, Metronomy e Patrick Wolf (que vai ganhar um post particular pela grande e brilhante performance).

Móveis Coloniais de Acaju

Água, mais água. A chuva veio e, Mina e eu estávamos preparadas, certamente. Se antes já atraíamos olhares pelo nosso visual casual, agora então...!


( pausa dramática )








Vale lembrar, que o Spuri amarrou/colocou/fez-um-laço-curioso-na-cabeça com o lenço bonito da Mina e, assim, formamos um trio pra lá de charmoso e místico.

Nesses trajes, assistimos ao show do Metronomy!

Daí em diante, noite adentro, madrugada a fora, me perdi dos companheiros de batalha, mas, encontrei com o Thomaz no show do N.A.S.A e quase ficamos surdos!

Ah, agora sim!!! O Espírito contagiante estava na cara e bebida de todos!!! Todo mundo viu o traseiro do Iggy Pop, o Cubo do Étenne de Crecy, o quase-tombo do Patrick Wolf, a dancinha do Ting Tings, a monotonia do Primal Scream, o peso do Sonic Youth, a dança-robô do NASA, a alegria dos Móveis Colonias de Acaju, as luzes do Metronomy e a simplicidade do Macaco Bong.

O cubo

Avaliação dos show de acordo com o meu critério inspirado no twitter:

# Cê ta me zuando? Eu amei!
# não senti nada
# Achei bem bom, mas pra falar a verdade, eu só vi duas músicas e a bunda dele.
# nem vi, mas achei ruim
# nem vi
# oi?
# Boto fé!
# eu tava vendo Metronomy, mas parece que foi bom!

Vamô lá!

.SONORA MAIN STAGE

-Macaco Bong: #Boto fé!
- Móveis Coloniais de Acaju: # Cê ta me zuando? Eu amei!
- Maximo Park: # Cê ta me zuando? Eu amei!
- Primal Scream: # não senti nada
- Sonic Youth: # eu tava vendo Metronomy, mas parece que foi bom!
- Iggy Pop: # Achei bem bom, mas pra falar a verdade, eu só vi duas músicas e a bunda dele.
- Étiene de Crécy: # não senti nada (mas, o cubo era lindo)


.COCA-COLA ZERO STAGE:

- Fuja Lourdes (se não me engano): # nem vi
- EX!: # oi?
- Copacabana Club: # nem vi, mas achei ruim
- Patrick Wolf: # Cê ta me zuando? Eu amei!
- Metronomy: # Cê ta me zuando? Eu amei!
- The Ting Tings: # Boto fé!
- N.A.S.A: # Boto fé!
- Anthony Rother: # oi?


Ficou muito pessoal?

2 comentários:

Mina Hugerth disse...

Ficou o melhor post do mundo!
E não digo isso pela parte que me toca, mas porque realmente é um relato pessoal e o espírito contagiante e a água, e o que realmente importa de se falar a respeito de um festival.

cafeiina disse...

será que só eu dormi em pé na chuva?
e ainda assim gostei muito?

bom, ano que vem, se for no playcenter de novo, eu gostaria de ligar pra vcs, ao invés de ligar pro vada. pq dai né eu posso ficar tranquila.
não terei olhar repreensor qdo quiser brincar na água.
na hora q eu eu dormi, o pedro me deu uma capa de chuva, mas era tão transparente...tão... last macygray's show...

enfim...queria agradecer a queen anne, pq eu ja ouvia maxïmo park, desde q foi anunciado como atração, pra ficar in, né...mas foi ela que insistiu pra gente ficar atento ao show e foi uma surpresa bem boa. gracias muchacha!