quinta-feira, 24 de junho de 2010

Alguma coisa sobre a Copa do Mundo


Quando essa Copa começou, devo admitir que não estava muito envolvida. Talvez porque a Suécia não tenha nem classificado, talvez porque essa seleção brasileira não tem o menor carisma e os auês em cima do Dunga me dão sono.

Mais do que isso, essa comoção nacional em cima da Copa, todo mundo com bandeira... Me deixa meio deprimida. Nada contra tudo isso, mas o que eu queria mesmo é que as pessoas fizessem isso em época de eleição, de independência, sei lá, mas que o orgulho nacional não se apoiasse em bases tão... Efêmeras.

Ainda mais porque é óbvio que o Brasil não vai ganhar essa Copa. Como ele vai ganhar a próxima, em casa, já vai ser hexa. Se fosse virar hepta, ia ficar tão longe que os outros times iam perder o interesse. Não estou sugerindo que seja tudo pago e combinado. Chamem de karma se quiserem, de palpite, pra mim tanto faz.

Mas enquanto isso a Copa foi começando... Aquele primeiro jogo da Alemanha foi sensacional, dois dias depois teve o jogo da Dinamarca e da Holanda, e eu, que estava torcendo para os dois, fiquei com sentimentos ambíguos quando meus primos escandinavos fizeram um gol contra. E nessas, já estava ficando envolvida.

Uma amiga eslovena tinha brincado que se a Eslovênia passasse pra segunda fase, ia ser feriado nacional. Eu achei engraçado, mas depois me toquei que aqui qualquer jogo do Brasil na Copa é feriado nacional. E assim foi na estréia, 202km de trânsito em São Paulo às 15:00hrs, e muita expectativa. Eu perdi o bolão (tinha apostado 3x1), mas me diverti.

Aí meu primo (sueco) me diz que está juntando dinheiro e quer vir pra Copa em 2014. Eu não consegui nem ficar feliz por vê-lo, fiquei só agoniada pensando no caos de estádios e projetos inacabados, robalheira a solta, colapso do sistema aéreo e rodoviário do país.... E sempre me choca que não se discutem esses projetos num debate mais amplo, e nem IAB, nem FNA, nem AsBEA, nem mesmo a FeNEA reinvindicam esse direito no mínimo ao debate, que dirá de abrir concursos públicos nacionais pra criação de projetos. Aproveitar a chance da Copa (e Olimpíada) com espírito empreendedor, usando a injeção de dinheiro e olhos pra cá para repensar nossos modelos de cidade, nossos ícones urbanos.

Ainda por cima vem a notícia que o Morumbi foi vetado. Depois do projeto do Ruy Ohtake, depois do projeto do escritório alemão especializado em estádios. E que a decisão era puramente política por questões do Ricardo Teixeira com o São Paulo. Faltando quatro anos pra Copa, Copa está que cria feriados e representa uma parcela assustadora do orgulho nacional. E arquitetos e urbanistas que lêem a notícia no jornal pela manhã, saem pra trabalhar e nada fazem a respeito. Fiquei meio deprimida de novo.

Mas continuei vendo os jogos, vendo o Brasil, vendo a Dinamarca, a Eslovênia... E realmente, Copa é muito legal. Só a vuvuzela e algumas coisinhas que mencionei acima que não o são.

5 comentários:

cafeiina disse...

eu fiquei deprimida qdo comprei o album, por causa da suécia, e não tinha suécia.

e eu torço pros latinos, menos argentina.

e nao vou negar...né..eu gostei do morumbi ficar de fora, unica e exclusivamente pq eu sou corinthiana.

odeio a vuvuzela, menos pelo barulho, mais pq pra mim isso sempre chamou CORNETA.

no mais...quero ganhar algum dinheiro com a copa de 2014. pq né...além dos jogadores...alguem em que ganhar...que seja eu.

Unknown disse...

Mi estou aflita também só de pensar nisso. Já previa essa putaria dos estádios, é muito broxante ver a falta de planejamento, falei sobre isso quando seu time foi pra segundona. Acertei! Quatro anos de urbanização em um país que não tem noção desse contexto, pois não existe um planejamento coerente e sim desleixo dos arquitetos de plantão e dos responsáveis pelas leis, incentivos, esses filhos da puta que vão ganhar uma grana em cima de um evento mundial. Trabalhando na prefeitura percebi muito como esse processo funciona, e digo que estamos longe realmente de organizar as cidades através de desenhos que já conhecemos e dos que podem surgir, já que agora temos noção do potencial das pranchetas. Não temos estrutura para participar de uma copa do mundo, vide os jogos panamericanos e nem precisa pensar em um grande evento (exemplo) já que continuamos a encarar essa cidade diariamente sem participar de fato de seu espaço. Não temos nem metade de um sistema de transporte que estruture a cidade com sua caralhada de habitantes, uma mudança de quatro anos não vai organizar esse espaço nem para a própria população. Pensando agora na representação que o futebol tem na vida do brasileiro, pode ser que essa falta de estrutura urbana afete a maneira de pensar da população e quem sabe a noção de cidadania cresça na cabeça das pessoas.
Adoro copa, amo futebol. Isso não deixa de ser uma representação social. Ok falei muito.
Não vai ficar sem graça a copa para ninguém, nunca! Vai Brasil!!

Unknown disse...

http://migre.me/RTE3

Laura_Diz disse...

Gostei do que disse- penso assim tb. E que feio esta história do projeto do Otake...
Abs, Laura

Anônimo disse...

Confesso gostar muito mesmo da Copa. Ecutou/vejo todos os jogos possíveis, leio sobre cada time, procuro identificar os principais jogadores e afins. Mas, concordo com vc Mina. Tb quero muito ver como vai ser essa Copa aqui no Brasil. Só não concordo com uma coisa: o Brasil ainda pode ganhar a Copa! Eu gosto de torcer!