segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O grande vencedor de ingressos pro Planeta Terra Festival é...


É com orgulho que anunciamos o grande vencedor do Putz!Concurso por ingressos ao Planeta Terra Festival! Na verdade é com orgulho e dor no coração, porque as respostas eram ótimas e a gente achou horrível ter que escolher só um, mas como ingresso não dá em árvore, tinha que ser assim...

Refrescando a memória, o que os concorrentes tinham que responder em um textinho ou fotomontagem era:
Se o ônibus da sua banda quebrasse no meio da estrada...
1. Quem seria a sua banda?
2. O que você teria no seu onibus que te salvaria dessa enrascada?
3. Pra quem você ligaria por socorro?

E o vencedor é.... Tan tan tan tan...


Thiago Antunes!

“Na longa e sinuosa estrada perto do cais que minha banda, os Beatles, percorremos na turnê havia uma pedra no meio do caminho. O pneu furou e ficamos a ver submarinos amarelos. Por sorte havia um megafone disponível no ônibus. Sem pestanejar, os quatro rapazes gritaram: HELP!”

Por causa dessa resposta muito esperta e simpática ele ganhou um par de ingressos pra ver o Terra. Nada mal!

Vamos ainda conceder duas menções honrosas, que apesar de não ganharem nenhum prêmio, fizeram a nossa semana mais feliz:

A primeira menção honrosa vai para a Kelly Kawakami e sua fantástica fotomontagem!


E a segunda, para a Raquel Iraha e sua fantástica piração!

"Minha banda seria Alex Kapranos, Paul Smith, Didi Gutman, meu amigo Victor e minha irmã Isabel, e se chamaria Os Chapolins! Eu teria bolhas grandes plásticas com ziper e uma bomba de ar para enchê-las, caso eu eu ligasse para o Chapolin e ele não pudesse nos salvar... Aí era só encher, entrar com os instrumentos, correr e rolar até o local, e ser feliz!"

Bom. É isso gente, obrigada por participarem. Podem ficar tranqüilos que dá próxima vez vai ser sorteio. Agüenta coração!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Música, arquitetura e os ossos

O final de semana é, para alguns, um bom momento para relaxar, ler um livro, organizar a vida e, para outros, é a melhor hora para sair pra dançar, se divertir, "sacudir o esqueleto". E é sobre essa expressão tão cativante e instigante que darei sequência ao post passado.
Formado por 200 ossos, o esqueleto é a mais formidável, leve e resistente estrutura do mundo; protege nossos órgãos internos e permite que possamos praticar todos os verbos. Nenhuma máquina chega, literalmente, aos nossos pés.


A durabilidade de um esqueleto é incrível!!! Resiste a fatores climáticos, temporais e nos revela comportamento de vidas passadas. Mas, comofaz?

Nossos ossos estão em sempre em atrito. Ao "sacudir o esqueleto", vários ossinhos, em atrito, vão se "quebrando" em pedacinhos. Porém, não tenha medo!!! O esqueleto se renova a cada desgaste.

Nossa! Podemos aprender muito com tal divina estrutura mas, nunca poderemos a reproduzir.

Aproveite cada osso, ilustres leitores e dance junto com os clipes escolhidos, criteriosamente, por quem vos fala.

Apoio visual e auditivo:

Veja aqui (não foi possível incorporar esse por motivos legais)




O osso é mais resistente que o concreto, queridos arquitetos/ engenheiros!!!

O osso é a mais leve armadura, queridos guerreiros!!!

O osso é feito para dançar!!!

domingo, 18 de outubro de 2009

Carmen Miranda-da-da-da


Tá na moda falar de Carmen Miranda. Começou com o aniversário de cinqüenta anos da morte dela em 2005 e continua até este ano com o centenário de seu nascimento. E é por que todo mundo está falando que eu vou falar também? Não, não...

Eu estou falando dela porque fico com a sensação que muito se vê, muito se lê, mas não se faz uma crítica verdadeira a figura de Carmen, provavelmente nosso primeiro ícone pop, bem possivelmente a primeira designer brasileira conhecida no mundo e efetivamente precursora do tropicalismo!

Houve duas homenagens, entretanto, que acho que foram muito bacanas.

Figurino original de Carmen (foto minha)

A primeira foi no SPFW do inverno de 2009, em que, apesar de parecer que o tema “Carmen Miranda” estava lá só pra fazer graça, tinha uma exposição das roupas que ela usava nas apresentações que eu achei fabulosa.

Detalhes do tecido e dos adereços de cabeça (fotos minhas)

Quer dizer, metade da imagem que temos de Carmen Miranda hoje são as bananas na cabeça, mas ver o tecido efetivo em que foram feitas as roupas, os trabalhos de bordado e o refinamento da coisa toda descontróem a cafonice que ficou como repercussão disso tudo.
Mais ainda, deu pra ver como ela era pequena de fato, e não fica o termo vazio de “a pequena notável” que eu preenchi nas palavras cruzadas dia desses.

A outra homenagem que eu vi e achei muito legal foi um show que estava em cartaz no fim de semana passado, e infelizmente não deu tempo de eu escrever a tempo de fazer a propaganda pra vocês poderem ver, mas aviso na próxima vez que tiver.

Chama Na Batucada da Vida, título extraído de uma das músicas da portuga, com música cantadas por Lucinha Lins, Virgínia Rosa e Célia.

Primeiro já é muito legal pela releitura das músicas, que dá um peso e uma contemporaneidade sem perder a essência do que ela propunha. Não bastasse as músicas, as três dão um show de simpatia e mostram que estão muito felizes com o projeto, assim como os músicos, o que sempre deixa qualquer espetáculo muito melhor.

A mesma idéia de releitura é feita para os figurinos e para o cenário do espetáculo, pegando elementos chave das roupas de Carmen, mas aplicando sobre um fundo preto e garantindo o refinamento que ela merece, o resultado é demais.





quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Festival Planeta Terra - Putz! Concurso!

Depois de muita conversa e indagações pertinentes sobre como seria o formato deste tão aguardado "Putz! Concurso", é com orgulho e calor no coração que damos a grande largada!
Para você, querido putz!leitor, que cansou de pegar o ônibus cheio, que sonha no sucesso da sua banda imaginária, que estuda arquitetura e foi até Brasília de ônibus e na volta o pneu furou ou, simplesmente, para você que tem uma alma livre e aventureira, nós perguntamos:

Se o ônibus da sua banda quebrasse no meio da estrada:

1. Quem seria a sua banda?

2. O que você teria no seu onibus que te salvaria dessa enrascada?

3. Pra quem você ligaria por socorro?

Imagem produzida aqui mesmo no Putz! para incentivo geral da nação Terra.

Redija uma frase/miniredação com aproximadamente 400 caractéres, respondendo às perguntas acima, mande para o putz!e-mail (carambaputz@gmail.com) e concorra a INGRESSOS para o Festival Planeta Terra!!! Ou, faça uma fotomontagem putz!legal que expresse todas as respostas!

Aceitamos envios de respostas até o dia 23 e, dia 26 divulgaremos resposta aqui no Putz! E tem que ser uma Putz! resposta!

Boa Sorte!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Mais notícias do Planeta Terra


Amanhã vamos lançar nosso incrível concurso para ingressos pro Planeta Terra aqui no Putz, mas enquanto isso, contamos mais sobre o que eles estão fazendo. Essa dica é útil porque é uma chance de você pode tentar ganhar ingressos e mais, na promoção do próprio Festival.
É assim ó: vai ter um ônibus de verdade lá no estacionamento do Playcenter, de frente pro palco principal, e este ônibus vai ter o que você quiser que tenha! Isto é, se você vencer a parte virtual da coisa.
No site oficial você monta seu ônibus, escolhe as opções de coisas que você quer no ônibus dentre as coisas que eles selecionaram (hot dog, massagem, cerveja, pirocóptero...) e daí angaria fãs. O ônibus mais votado vai ter as coisas escolhidas de verdade e o vencedor ainda vai com cinco amigos ver o show de lá.
Ainda, outros vinte passageiros poderão ser eleitos pra ficar lá também.


Muito legal! O Putz não vai fazer seu próprio ônibus, mas vai ajudar nas campanhas alheias. Quem fizer um, pode fazer a propaganda aqui que a gente segue!

E amanhã... O nosso zúper concurso, e quem sabe, 2000 pt. 2.

domingo, 11 de outubro de 2009

2000 - o ano da virada (pt.1)

Os anos 2000, além de transição de década, século e milênio, foi da música também. Porque se o ano do pop já tinha ido, e o novo rock estava chegando, o que resta?
Neste ano, June of 44, Rage Against The Machine e Smashing Pumpkins terminaram. Já acho isso bem significativo do fim de uma era. Pelo outro lado, saca a listinha de bandas que começaram neste ano: Animal Collective, The Darkness, Karelia, The Fiery Furnaces, The Futureheads, Hot Chip, The Russian Futurists, The Von Bondies, Scissor Sisters, Yeah Yeah Yeahs... Tem uma ou duas aí pelo menos que concorrerão ao melhor disco do ano dos próximos posts, e com certeza todas vão aparecer por terem lançados excelentes trabalhos.

Mas o que aconteceu em 2000?

Eels, Death Cab for Cutie, Black Label Society, Elliot Smith, Distillers, Pearl Jam, Blonde Redhead, Dandy Warhols, Green Day, PJ Harvey, Godsmack, Outkast, Spice Girls, Offspring, Creed, Destiny’s Child, Richard Ashcroft, Placebo e Backstreet Boys lançaram trabalhos neste ano.

Também foram lançados o Stiff Upper Lip, do AC/DC e o Standing on the Shoulder of Giants, do Oasis, atestando que shows de estádio não morrem. Machina/The Machines of God foi a despedida em grande estilo do Smashing Pumpkins.

Dois discos bizarros que eu ouvi MUITO foram WYSIWYG do Chumbawamba, e todo mundo dançou Tubthumping. E ouvi bastante The New America, do Bad Religion, que aliás fez show naquele ano, mas eu não podia ir porque eu tinha uma festa de 15 anos.

Mas vamos falar de pop. O Hanson lançou This Time Around, que foi o fim deles pra minha geração; Bowling for Soup, que nunca mais apareceu teve o single chiclete, No Doubt ainda parecia legal, Matchbox 20 também.

Britney já lançou logo seu segundo CD (não é a toa que ficou biruta, coitada...), Eminem também (não é a toa que ficou biruta, coitado...). Mas até aí a Madonna lançou Music e ficou no seu nível de sanidade habitual. Coldplay! Com Parachutes, e Yellow, com Chris Martin novinho andando na praia. Nunca fui muito com a cara deles, mas marcou época também.

Mas agora ao ranking...
Um disco de covers, o que parece arriscado. Mas os covers são tão bem tocados que estão a par de igualdade ou melhores do que as músicas originais, e também no mesmo nível do repertório de músicas próprias da banda.
Em terceiro lugar... Renegades, do Rage Against the Machine.


Um disco de trilha sonora, o que parece arriscado. Mas a trilha sonora só com músicas originais e compostas por uma artista fabulosa, que neste caso também era a atriz principal do filme. É a trilha sonora de Dançando no Escuro, do Lars Von Trier (filme aliás, imperdível).
Em segundo lugar... Selmasongs, da Björk.


Pra mim, assim como o ano 2000 foi um ponto de virada para muito do que se estava fazendo, foi também para o que eles estavam fazendo. Eles deixaram de ser uma banda realmente boa, pra uma banda com um gênero só pra si, pra dizer o mínimo. E na verdade, mesmo com tudo o que eles fizeram nesta década, este CD ainda é o meu preferido deles.
Em primeiro lugar... Kid A, do Radiohead.



Na seqüência... Mais 2000. Coisas estupendas que eu só ouvi depois, mas que não posso deixar de falar.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Festival Planeta Terra - happy hour

Confiantes do Putz potencial de nosso blog, Mina e eu fomos para o happy hour do Planeta Terra Festival. Depois de um brinde, alguns salgados e as devidas apresentações (sou nova no pedaço) nos mostraram, em primeira mão, toda a divulgação que envolve este festival. Achei super interressante a explicação dos publicitários sobre como surgiu a idéia para tal divulgação, interessante mesmo. De cara, lembrei do filme que gosto muito: "Quase Famosos".

Não entendo nada de publicidade, mas arrisco palpites sobre fotografia e proporção e, sendo assim, digo que está tudo muito bonito, que a ídeia é simples e bem elaborada.

Basicamente, eles resgatam essa idéia do ônibus como principal meio de transporte das bandas. Da emoção que é a chegada de uma banda para um show na cidade. E se preparem, pois este ônibus poderá ser seu lugar particular no show! Fiquem ligados no site oficial!




E a boa notícia do blog é: temos INGRESSOS para serem sorteados (ainda não sabemos como) aqui no PUTZ!!!! Não é o máximo???

E, claro, contaremos tudo sobre o Festival aqui!

Terra à vista!!!Aí vamos nós!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

UM ANO!!!

PARABÉNS, PUTZ!!!




Hoje o Putz faz um aninho de vida... Que fofo. Em homenagem olhei os posts dos últimos doze meses, e devo dizer que ele está repleto de assuntos fascinantes!

E ele agora já tá crescidinho, ganhou mais gente pra escrever e melhorar e espero que seja o primeiro de muitos!

Agora, o mais legal mesmo, é que de presente, o Putz (representado desta fez por Queen Anne et moi) foi mais uma vez convidado a ser embaixador do Planeta Terra Festival! Iremos a um happy hour hoje pra maiores informações do que vai ter de bom este ano (fora o line-up, que está ótimo, mas fica para outro momento), e depois contamos para todos!

É pique, é pique, é pique! Alguém sabe o que diabos isso significa?

Mudando totalmente de assunto, não SUPORTO mais essa música da Pink começando toda vez que entro aqui... Que armadilhas que criamos para nós mesmos, não é mesmo? Coisa de louco...

domingo, 4 de outubro de 2009

O JANTAR

...Dando continuidade a minha trilogia alimentícia sirvo hoje O JANTAR.

Naquele mesmo fim de semana meu pai teve uma vontade que não tem muita cara de pai. Mas do meu tem.

- Amanhã nós vamos jantar um hanburguer gigante!

Disse isso olhando para mim quando adentrei a sala de estar.

Feche os olhos e imagine um familiar falando isso para você, a cara que você faria. Se a sua cara é de feliz com interrogação você me entendeu.

Melhor do que a minha cara era a dele, de alegria.

Já a da minha mãe, na cozinha, era algo indescritível. Acho que era cara de "Como assim? Vai sobrar para mim!".

Contei para alguns bons amigos no mesmo dia. E desde então aguardam e me cobram as fotos do acontecido. E vocês que aguardam com água na boca, me desculpem pela demora.

Então chegou o grande momeno, o dia seguinte da ideia, o dia de ter O JANTAR.

Papai fez compras.
Chegou com as compras e foi lá fazer seu hamburguer gigante.

-Pai, que tamanho vai ser o hamburguer?

-Do tamanho do prato.

-Hum... Do tamanho da frigideira né!

- É.
- Pai, como você vai virar ele quando tiver que fritar o outro lado?
- Com a tampa (com uma cara de "é obvio" que me deu raiva).

Quanta experiência legal de vida papai me passa, logo pensei.

Quando eu era pequena ele me dizia que tinha inventado o Danoninho.
Também tirava motor das bonecas e fazia barquinhos para eu por na piscina. E tudo bem as bonecas firarem sem falar aquelas coisas repetidas porque elas ja estavam bem lindas com a maquiagem que a mamãe me ensinava a fazer, com canetinha. Maquiagem definitiva.
Mas essas coisas não vem ao caso. Mas vem um sorriso interno quando lembro.

- Pai, posso te ajudar?

- Pode... Pega as coisas na geladeira, põe a mesa, corta o pão, põe alface, tomate...
-Pai, você só vai fazer o hangurguer então, a parte carne, o resto fica tudo pra mim? Hahaha!
- Hahahaha, é.... A minha parte é a mais legal e mais importante.
- Filha, chama os vizinhos, da para dividir em 6 partes isso.
- Antes pega a coca na geladeira.
- Tá bom, to indo. (saltitando)


Esta foi a primeira tentativa, e deu certo.
Como podem ver não achamos pão de hamburguer deste tamanho mas da proxima vez a gente manda fazer na padaria.
E vai ter próximo. Com data e local marcados.
Mando as fotos e conto como foi... Vai ser bem incrementado.

E aguardem...... A SOBREMESA.

sábado, 3 de outubro de 2009

Relatos de um show incrível

Tem alguma coisa incrível, que eu não sei explicar, algum ar incomum, que eu só consigo sentir quando escuto essa banda. É uma mistura equilibrada e pesada de som, charme e arte.

A banda? Franz Ferdinand.

Os moços, Alex Kapranos (vocal principal/guitarra), Nicholas McCarthy (guitarra/vocal/teclado), Paul Thomson (bateria) e Bob Hardy (baixo), foram uma das principais atrações do VêEmêBê deste ano, 2009. E, nesta breve passagem por São Paulo, a banda tocou para cerca de mil pessoas na buatchy "The Week", com patrocínio da "Smirnorff", no dia 30/8.
E daí? Eu fui!!!

Eles abriram o show com "No you girls", single do terceiro álbum "Tonight" e já senti as pessoas me empurrando, pulando e tentando chegar perto da grade. A sorte foi que, me empurraram pra perto da grade e, fiquei por lá mesmo!!!
Vi de perto a verdade da banda. É de verdade. Consegui reparar em cada um deles:


foto: Doda Lobo

O Kapranos é, como dizem, um showman: dança com estilo próprio, toca guitarra com vontade, tem voz séczy e olhar 43. Apareceu com novo visual, um bigodinho caliente!!! A Doda adorou.
Ele abraçou uma porção de pessoas que estavam bem na minha frente. Senti o amor!!!


foto: Doda Lobo

O Nicholas McCarthy é, como eu diria, superdeliciaincrível. Ele canta "Tell her tonight" e abraça a sua guitarra de forma única. Toca teclado e dança estalando os dedos. E, durante uma das músicas, ele escalou o mezanino e foi, com a guitarra, até o bar e se jogou, de costas, na galera!!! Isso foi mto rock n' roll mesmo.

foto: Doda Lobo

O Bob é, a linha grave da banda. O Bob é o groove!!! Parece ser o integrante mais calmo da banda, e é o predileto da Mina. Ele anda pouco pelo palco e veio com uma câmera que gravou partes do show: http://www.kyte.tv/ch/177561-franzferdinand/576080-sao-paulo

foto: Doda Lobo


O Paul é batida, claro, mas não é qualquer batida. Ele toca com um "drum set" simples e define a pegada dançante da coisa toda. Só saiu de trás da bateria, no final do show, para jogar as baquetas. Fui um empurraempurra, chutaqueeupego, deixaqueéminha, horrível para ver com quem ficaria as baquetas.

foto: Doda Lobo

O "setlist" misturou bem as músicas dos 3 álbuns e, tocaram até um b-side que a platéia pediu, "Van Tango". Um dos pontos mais altos do show!!!


Set List:

"No You Girls" (3 disco, "Tonight")"
The Dark of the Matinée" (1 disco, "Franz Ferdinand", 2004)
"Walk Away" (2 disco, "You could have it so much better", 2005)
"Tell Her Tonight" (1)
"Can't Stop Feeling" (3)
"Do You Want To" (2)
"Bite Hard" (3)
"This Fire" (1)
"What She Came For" (3)
"Take Me Out" (1)
"Ulysses" (3)
"40" (1)
"Outsiders" (2)

bis:
"Michael" (1)
"Van Tango" (b-side de "Darts of pleasure" do 1 disco)
"Turn It On" (3)
"Lucid Dreams" (3)

É o tipo de show pra cantar junto, dançar e esquecer de tudo mesmo. Ano que vem tem mais, as datas já estão marcadas: Porto Alegre (18/3), Rio de Janeiro (19/3), Brasília (21/3) e São Paulo (23/03).

"Do you want to?